Informações
  • Publicado em: 05/06/2016

Iniciativa inédita busca conscientizar a sociedade no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Arte e sustentabilidade se unem no projeto Eco.Art, iniciativa inédita da Almeida Junior para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Em junho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Norte Shopping (Blumenau) receberá 20 artistas que irão customizar ao vivo árvores de papelão. A ação ocorrerá entre os dias 5 e 30 de junho.

Com a criação do projeto Eco.Art, o Norte Shopping pretende chamar a atenção da população para questões ambientais importantes, como a preservação de recursos naturais – através da arte, que encanta, e também educa. Desta forma, a escolha da árvore simboliza, além do processo natural de transformação, um dos graves problemas ecológicos que o país enfrenta: o desmatamento. Em um ano, a derrubada de árvores na Amazônia aumentou mais de 200%, segundo números divulgados pela ONG Imazon em 2015.

“Recebemos um alto fluxo de visitantes em nossos shoppings todos os dias e com isso conseguimos reverberar com muita força projetos e ideias. É nosso papel também ser um propagador de ações que possam provocar esta consciência ambiental em benefício do planeta”, afirma a Superintendente de Marketing Corporativo da Almeida Junior, Monique Campos.

Durante todo o mês de junho, os clientes poderão acompanhar de perto a intervenção artística e de conscientização no Norte Shopping, além do Neumarkt Shopping (Blumenau), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis), Balneário Shopping (Balneário Camboriú) e Nações Shopping (Criciúma). Artistas locais irão expressar toda a sua criatividade ao transformar árvores de papelão com um toque de arte. As peças exclusivas, com design de Carlos Alberto Nobre de Oliveira, medem 1,70 de altura e foram produzidas a partir de florestas plantadas e cultivadas pela WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens e parceira deste projeto.

 “Apoiar iniciativas como a Eco.Art reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e consciente, por meio de uma visão inspiradora de temas que envolvem o cuidado e o respeito ao meio ambiente”, destaca a gerente de Comunicação Corporativa da WestRock, Cynthia Wolgien.

Visão sustentável

Ações sustentáveis fazem parte do dia a dia dos shoppings da Almeida Junior, que ao longo dos anos vêm implantando medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Todos os seis empreendimentos se utilizam de estratégias para diminuir o consumo de energia, água e papel, como projetos arquitetônicos com skylights para privilegiar a iluminação natural, torneiras inteligentes que reduzem até 60% a vazão da água e secadores de mão automáticos que dispensam o uso de papel.

Cada empreendimento se destaca ainda por soluções sustentáveis individuais, como a coleta e reciclagem de óleo de cozinha, no Norte Shopping; a utilização de fontes renováveis, no Neumarkt Shopping; e a iluminação externa com luxímetros, que acende e apaga as luzes conforme a intensidade de luz na rua, no Balneário Shopping. Além disso, o cultivo de mudas frutíferas e horta para distribuir verduras para colaboradores são realizados no Continente Shopping; a separação de lixo reciclável, no Garten Shopping; e a captação de água da chuva para reutilizar em banheiros e jardins é aplicada no Nações Shopping.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data estabelecida pela ONU após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – também conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972. A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis.

Compartilhar
Indicar para amigo
Novidades relacionadas